Arte em Construção
Essa expressão me ocorreu olhando para o quadro inacabado. É também o título de duas exposições promovidas por Edson Calmon. Eu participei de uma delas e a história desse nome é interessante.
Edson ministrava seu curso de arte nas instalações do Espaço Oikos, que se encontrava em fase de ampliação. Havia portanto uma espécie de sala / galpão onde eram visíveis os sinais da reforma, com material de construção espalhado pelo chão e paredes inacabadas.
Pois bem, Edson com sua mente brilhante e criativa, resolveu fazer uma exposição dos trabalhos de seus alunos nesse espaço, fazendo um link entre a construção civil e a construção das obras de seus “discípulos”. Nasceu assim a exposição Arte em Construção I :
Painel na entrada da "galeria" |
Detalhe do painel |
Edson e sua lendária calça e sapatos pintados |
Arte em Construção II ocorreu no Espaço do Artista, desta vez numa galeria “tradicional”. Olhem aí minha parede com meus três Picassos, Mulheres de Abril, Barcelona, Madri e Penso, Logo, Flutuo:
6 comentários:
Pena que cheguei atrasada e não participei dessa exposição. A idéia é brilhante, como aliás, quase tudo de Edson. Que bom que voce postou, assim mais pessoas tem acesso a arte genuína, livre, sem imposições nem amarras.
Que interessante! Se pudesse, corria para ver :)
beijo
Lindas fotos. Também amaria ver pessoalmente. Beijos.
Amigos, de longe e de perto, obrigada pelo carinho. Beijos.
O nome é realmente ótimo, Lucia. Até porque sintetiza toda produção artística, que é gerada, invariavelmente, por seres em contrução, né?
Beijo
Tuca, hoje eu acabei de pintar o quadro que abriu este post, ficou bem bacana, gostei do resultado.
Concordo com você, somos todos seres em construção e a pintura à vezes retrata fases da vida do pintor, que vai construindo sua obra com os tijolos que a vida lhe entrega ou arremessa.
Bjs e obrigada pela visita.
Postar um comentário